De acordo com uma das muitas lendas e folclores sobre Shisa, a pequena vila de Madanbachi localizada na baía de Naha era aterrorizada por um dragão marinho.
Antes de um emissário chinês presentear um monarca no castelo de Shuri com um colar com a imagem de Shisa, a pequena vila desfrutava de uma vila tranquila.
Mas depois desse presente um dragão marinho atacava Madanbachi com frequência. Em uma visita do rei ao pequeno vilarejo, houve mais um.
Aterrorizados, os moradores fugiram. Uma sacerdotisa Noro havia sonhado na noite anterior que o rei derrotava o dragão. Ela enviou um garoto para contar ao rei sua visão. Ao ouvir a notícia do pequeno, ele foi enfrentar o dragão do mar.
Ao levantar seu colar (em algumas versões é uma estátua) e mostrar a figura de Shisa, um poderoso rugido soou por Madanbachi e uma pedra gigante caiu do céu em seu rabo.
Preso e ferido, ele morreu e seu corpo foi coberto por árvores e plantas tornando-se o bosque Gana-mui. Apesar das variações, ao final os moradores locais construíram uma estátua de Shisa para PROTEÇÃO.