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DROPSHIPPING

O que é dropshipping?

O termo dropshipping nasceu da junção de 2 palavras: drop, que significa largar, e shipping, que pode ser traduzida como remessa.

Afinal, dropshipping, como funciona?

Conhecendo essa origem fica muito mais fácil entender a utilidade da técnica para as lojas virtuais: basicamente, deixar a entrega e o estoque dos produtos por conta de outra empresa.

Com o dropshipping, o e-commerce faz a venda do produto e envia a ordem dessa transação para o fornecedor parceiro. É o fornecedor quem vai enviar o item para o cliente em nome do comércio eletrônico, que tem como lucro a diferença entre o preço cobrado para o usuário e aquele cobrado pelo parceiro. Viu como não tem mistério?

Se você ainda não ouviu falar a respeito dessa técnica, é bem possível que ache que ela é relativamente nova. Mas, na verdade, não é bem assim. Canais de TV e até algumas estações de rádio já usavam esse modelo de gestão de logística há muitos anos, oferecendo em sua programação alguns produtos que podiam ser comprados pelo telefone.

E isso, claro, sem falarmos nos varejistas chineses, que têm usado plataformas como o AliExpress para oferecer seus produtos há anos!

Que benefícios traz?

A essa altura, você deve estar se perguntando se vale mesmo a pena apostar nesse tipo de técnica para os negócios e quais são os reais benefícios do dropshipping, certo? Pois fique de olho para esclarecer essas dúvidas de uma vez por todas!

É muito mais fácil começar seu negócio online

Se sua empresa não precisa lidar fisicamente com os produtos a serem entregues, o processo de vendas fica bem mais facilitado. Afinal de contas, depois da venda, sua parte da operação se resumirá a observar números e dar continuidade ao ciclo, gerando mais e mais vendas.

É garantia de flexibilidade regional

Não existem armazéns disponíveis onde você mora? O preço do aluguel é muito caro? É difícil cuidar da logística de envio na região onde você trabalha? Com o sistema de dropshipping, nada disso é problema.

É uma possibilidade de oferecer um leque maior de produtos

Como você não precisa ter o produto em mãos para ofertar, fica mais fácil vender alguns itens menos procurados, de nicho, criando até mesmo a possibilidade de testar alguns novos mercados e novos mix de produtos para sua loja virtual.

É fácil de escalar seu negócio

Quem tem uma empresa tradicional sabe bem que, se o negócio dobra ou triplica de tamanho, é preciso dobrar ou triplicar o investimento. Já no caso de uma marca que funciona com o modelo dropshipping, essa conta costuma fechar mais facilmente.

Isso acontece porque, no caso de crescimento acentuado, a parte de estoque e logística pode ser repassada sem problemas para os fornecedores (atuais ou novos), desde que deem conta das demandas.

A escolha dos fornecedores

Primeiramente, você deve escolher os melhores fornecedores de determinado produto, levando em conta não apenas o preço cobrado por eles mas também a qualidade da entrega e até de seu monitoramento de estoque e envio.

A oferta para o usuário

Escolhido o fornecedor, ele vai mostrar as respectivas quantidade que você pode colocar à venda em seu e-commerce de acordo com o produto e, claro, por que preço. Como tudo acontece em tempo real, quando um cliente realiza determinada compra, o pedido é automaticamente processado por sua loja virtual, que envia o pedido para o fornecedor e gera a nota fiscal.

Do fornecedor para o cliente

A parte de empacotamento do produto e envio para o cliente fica por conta do fornecedor, que ainda é o responsável por gerar o código de acompanhamento para sua empresa.

Em caso de retorno

Caso um cliente precise trocar ou devolver a compra, quase todo o processo de retorno também fica por conta do fornecedor — menos, é claro, o contato com esse cliente, que é sempre responsabilidade da loja virtual. Lembre-se: o estoque e o envio são invisíveis!

Por fim, é bom deixar claro que, em todo processo de compra e venda por meio de técnicas de dropshipping, o lado do fornecedor é invisível para o consumidor. Para ele, desde o momento da compra até a hora em que recebe o produto em casa, só a sua marca esteve presente na transação. Por isso, é extremamente importante encontrar parceiros comprometidos, que zelarão pelo nome da sua empresa no mercado.

Design da loja virtual é escencial

Um dos trabalhos que a Shisa Design desenvolve é toda essa automação da loja virtual e com certeza um design excepcional para você entrar com os 2 pés na porta e começar esse ano de 2021 com o pé direito! veja algumas lojas de dropshipping que criamos ao longo dessa jornada empreendedora!

www.goutstock.com
www.culinariadivertida.com.br
www.extrashopexpress.com

Entre outras centenas de lojas! 

Pronto! Agora que você já sabe o que é dropshipping e como isso pode ajudar a impulsionar seu negócio — ou até a tirá-lo do papel! Que tal procurar alguns parceiros comerciais e colocar logo a mão na massa? Aproveite também para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outras dicas para alavancar seu e-commerce!

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